Total de visualizações de página

29 de out. de 2014

"SÓ SE COLHE O QUE SE PLANTA"... MAS EM CONDIÇÕES DE MAU MANEJO, PODERÁ NADA SE COLHER!!!

SAL, DESTRUINDO SOLOS FÉRTEIS - ONU

Reproduzido de BBC News


Cerca de 2.000 hectares de terra fértil são perdidos cada dia devido a danos causados pelo sal, de acordo com uma análise das Nações Unidas.

A área total afetada  é equivalente ao tamanho da França - 62 milhões de hectares - que aumentou em 45 milhões durante 20 anos.

A degradação pelo sal ocorre em áreas de terras irrigadas, secas, com pouca chuva e onde não há nenhuma drenagem natural.

O relatório é publicado no diário das Nações Unidas, Fórum de recursos naturais.

O relatório sugere plantio de árvores, aragem profunda e a produção de culturas tolerantes a sal. Ele também propõe a escavar drenos ou valas em torno do terreno afetado.
Esses métodos seriam caros, mas os autores dizem que o custo por não se agir, seria pior. Eles estimam que o custo global alcança os U$27.3 bilhões.

Muitas regiões em 75 países são afetadas, incluindo a bacia do mar de Aral, na Ásia Central, a bacia do Indo-Ganges na Índia e na bacia do rio amarelo na China, causando um impacto em muitas colheitas importantes.
Na Índia, por exemplo, o trigo, o arroz, a produção de cana-de-açúcar e algodão estão todos em risco - culturas que são vitais para a subsistência. Na bacia do rio Colorado relatórios mostraram que danos do sal poderiam custar aos E.U. até U$465 milhões por ano.
[...]
Os autores estimam que a produção de alimentos precisará aumentar em 70% até 2050 para alimentar a crescente população mundial.
Um dos métodos propostos para combater os danos já foi desenvolvido por um fazendeiro holandês. Marc van Rijsselberghe disse que ele tinha produzido batatas que podem ser irrigadas com água salgada.
Agricultor holandês afirma que a batata pode ser cultivada em solos salinos, em todo o mundo


Ele disse ao programa de agricultura, na BBC, que sua colheita pode reduzir a pressão sobre os recursos de água doce e disse que ele já tinha colhido este ano 50 toneladas de batatas tolerante à solução salina. E afirmou que a batata poderia ser cultivada em 300 milhões de hectares de terra em todo o mundo.

BRASIL:
O Sistema de Informação de Solos Brasileiros encontra-se disponível em:

Breve reportagem jornalística sobre salinização de solos no Nordeste (em Pernambuco), pode ser vista em:

Nenhum comentário: